PET Conexões de Saberes Matemática

Conheça um pouco sobre o programa universitário



  O Programa de Educação Tutorial - Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul campus de Ponta Porã (UFMS-CPPP), surgiu como iniciativa do Prof. Me. César Klayson Soares dos Santos, coordenador do curso de matemática, na data de 13 de dezembro de 2010. E atualmente está na orientação da prof.ª Dr.ª Claudia Carreira da Rosa, coordenadora do curso matemática, desde abril/2014.
  O PET/MAT, objetiva a promoção de uma formação social e acadêmica sólida, estimulando os petianos (bolsistas do PET) a permanecerem na universidade, além de estudarem métodos específicos de investigação em matemática e a aprofundar seus conhecimentos teóricos e metodológicos via atividades de: 

  • ensino: onde desenvolvem seminários, oficinas de ensino de matemática, olimpíadas de matemática, seminários de ensino para os acadêmicos;
  • pesquisa:  como o próprio nome diz, são pesquisas científicas afim de  responder questões científicas ou elaborar projetos de ensino/extensão;
  • extensão: são atividades voltadas a contribuir com a comunidade fora da universidade, como por exemplo palestras de Formação Continuada;
  Contribuindo para sua formação extracurricular e contemplando de forma integral sua formação acadêmica, além de promover várias atividades interacionistas entre as temáticas de pesquisa ensino e extensão.
  No âmbito coletivo, o objetivo do PET/MAT é servir como laboratório para experiências acadêmicas inovadoras e criativas.
  No âmbito individual, busca-se dar condições para que os alunos atinjam um nível de excelência em sua futura atuação como educador e pesquisador de matemática.
  Além disso, promover uma formação ampla e de qualidade dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o grupo PET/MAT, estimulando a fixação de valores que reforcem a consciência social e política.
  Espera-se que com as realizações das atividades propostas o acadêmico desenvolva a capacidade de produção científica e de propor melhorias no processo ensino/aprendizagem em sua comunidade.


  O Programa de Educação Tutorial Matemática (PET - MAT) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus de Ponta Porã (UFMS - CPPP) esta vinculado ao programa Conexões de Saberes (CS).
  O eixo fundamental do programa Conexões de Saberes foi a criação, no interior das universidades, de uma rede de articulação entre os estudantes oriundos de comunidades populares em torno de dois objetivos principais: criar condições para a realização de um processo regular de avaliação do impacto das intervenções públicas nas comunidades populares, sobretudo as dirigidas para a infância e juventude, e formar novos quadros técnicos sociais nesses territórios, capazes de se constituírem como lideranças comunitárias com perfil diferenciado.
 Esse projeto embrionário de permanência de estudantes de origem popular na Universidade serviu como referência para que, no final de 2004, a SECAD/MEC, em parceria com o Observatório de Favelas, iniciasse o Programa Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares em cinco universidades federais: UFF, UFMG, UFPA, UFPE e UFRJ. Atualmente, são 33 universidades que participam deste programa em todo o Brasil. Essas universidades, através de suas pró-reitorias de extensão, são responsáveis pelo apoio institucional ao projeto local, oferecendo uma estrutura física adequada, de acordo com suas especificidades.


  Os objetivo geral é desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários de origem popular, e contribuam para a democratização do acesso e permanência no ensino superior público.


  Os objetivos específicos são:
  1.   Promover entre os estudantes de origem popular uma formação acadêmica ampla e plural nos campos da teoria e metodologia de pesquisa e extensão, de forma a ampliar e fortalecer seu protagonismo nas ações em comunidades populares. 
  2.   Estimular a formação de novas lideranças discentes e comunitárias capazes de articular a qualidade acadêmica com compromisso social, reforçando a interação da comunidade popular com a universidade.
  3.   Construir referências para uma prática de extensão, ensino e pesquisa que inclua o mapeamento das condições econômicas, culturais, educacionais e de sociabilidade em territórios de vulnerabilidade social, especialmente as relativas a crianças, adolescentes e jovens. 
  4.   Fortalecer o processo de participação dos universitários de origem popular em seus fóruns de articulação local e nacional.
  5.   Promover entre os estudantes de origem popular experiências metodológicas referentes à formulação e ao acompanhamento e avaliação de políticas públicas voltadas para comunidades populares e de ações afirmativas para o ensino superior. 
  6.   Fortalecer os vínculos identitários dos jovens de origem popular com seus grupos sociais e territórios de origem, como forma de superação do desenraizamento social e cultural motivado e/ou reforçado a partir de sua experiência universitária.
  7.   Ampliar a troca de experiências e informações em relação às ações pertinentes ao Programa, fortalecendo a comunicação entre as instituições parceiras e destas com as comunidades populares. 
  8.   Contribuir para o desenvolvimento de estudos sistemáticos a respeito das políticas de ações afirmativas implementadas no âmbito das IFES.
  9.   Coletar, sistematizar e analisar informações sobre a estrutura universitária e as condições de acesso e permanência dos estudantes de origem popular nas universidades públicas, em especial, nos cursos de graduação. 
  10.   Estimular a criação e a institucionalização de grupos de trabalho para a proposição de políticas de ação afirmativa nas IFES onde não tenham sido implementadas.
  11.   Promover ações que articulem as instituições de ensino básico localizadas em espaços populares com a universidade, possibilitando ao estudante universitário de origem popular contribuir para a melhoria dos sistemas estaduais e municipais de educação básica. 
  12.   Afirmar em cada Universidade a institucionalização do Programa através das Pró-reitorias de Extensão, envolvendo outras Pró-reitorias na execução das atividades.
  13.   Articular o conjunto de ações previstas em âmbito local e nacional com outros programas e projetos da SECAD.

Informações sobre o Brasão do Grupo PET / MAT Conexões de Saberes:






Veja algumas de nossas atividades clicando aqui.