Projetos e Ações


Projetos, programas e eventos no qual os membros do PET-MAT estão vinculados   




X ECONPET – X Encontro Centro-Oeste e Norte dos Grupos PET
Este evento é destinado a promover a integração de todos os envolvidos com o Programa de Educação Tutorial - PET nas regiões Norte e Centro-Oeste (alunos bolsistas e não bolsistas, tutores, ex-integrantes, colaboradores e parceiros). O PET é um programa do Ministério da Educação, vinculado à Secretaria de Educação Superior (SESu). É formado por grupos tutoriais de aprendizagem e propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação, trabalhando dentro das vertentes do ensino, pesquisa e extensão. Durante toda sua existência, tem se mostrado um programa bastante eficaz no sentido de formar profissionais de excelência, com consciência ética e cidadã, influenciando não somente os petianos em si como os demais acadêmicos por meio das atividades realizadas.

 I ENCOSMAT – I Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática
O primeiro Encontro Sul-Mato-Grossense de Matemática foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus de Ponta Porã.A realização do evento teve por objetivo proporcionar maior integração entre os profissionais atuantes na área de matemática no estado. Desenvolvendo diversas atividades diversificadas, tendo como público alvo, professores e estudantes de matemática do estado. Forão realizados minicursos, palestras, comunicações científicas de temas interdisciplinares envolvendo matemática e exposições de pôsteres visando temas contextualizados da área e ainda visitas ao Laboratório de Matemática composto por objetos concretos que expressam a teoria matemática de forma acessível, possibilitando que as pessoas interajam com conceitos clássicos, modernos e em pesquisa atual na Matemática. Na intenção de contribuir para a prática de ensino dos acadêmicos e dos professores envolvidos, explorando a didática e a capacidade de realização de pesquisas e também na ampliação a interação entre estudantes e professores da área, divulgando seus trabalhos no Estado de Mato Grosso do Sul. 


II Integração Universitária de Ponta – Recepção de Calouros
O Câmpus de Ponta Porã vivencia em 2011 o seu terceiro ano de funcionamento possuindo três cursos em funcionamento: Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Ciência da Computação. Nesse Contexto, a acolhida aos calouros tem a preocupação de repensar o 'trote' como oportunidade para a construção do perfil de cidadão autônomo, consciente do seu papel na universidade e na sociedade como futuro profissional. A “II Integração Universitária de Ponta” destina-se a motivar os veteranos a promover a recepção aos calouros e integrá-los a comunidade acadêmica e aos mais diversos ambientes e temas através de atividades participativas.


Elaboração de Guias para Monitoria
As disciplinas de Base e Fundamentos dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do CPPP tiveram no ano de 2010 uma considerável margem de alunos não aprovados. O objetivo desta proposta é proporcionar ao discente e ao candidato a discente um material de apoio que atue como guia para breve aprendizado. O material será idealizado no formato de lições, que utilizem uma linguagem simples e que se valha de analogias sempre que possível. O objetivo do material é ensinar, de forma clara e didática, como lidar com conceitos básicos (e não tão básicos) das disciplinas e como aplicá-los de maneira simples. Vamos procurar utilizar exemplos detalhados, tentando encontrar várias formas de se resolver um mesmo problema. O Objetivo é que ao logo de cada lição o aluno ou leitor passe a entender como uma solução funciona. Inicialmente pretende-se atingir disciplinas básicas dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, tais como: Matemática Elementar, Lógica e Algoritmos. Em extensão a este projeto prevê o convite para consulta e parceria de docentes da rede pública e do IFMS no município de Ponta Porã. A parceria será na forma consultas dialogadas com os professores, estimulando sugestões, críticas e revisões.


O termo NERDS é a sigla do Núcleo de Educação, Recreação e Desenvolvimento Social da fronteira. O Programa surgiu na cidade de Ponta Porã, fruto da integração das ações de extensão propostas por servidores e acadêmicos do CPPP/UFMS. Os NERDS possuem o estereótipo de pessoas que exercem intensas atividades intelectuais e nutrem grande fascínio por conhecimento e por tecnologia. Aproveitando-se desse estereótipo e da oferta de cursos na área das ciências exatas e tecnológicas em outras unidades da UFMS, frutos da expansão da oferta do ensino superior através do REUNI, esta programa apresenta-se como uma alternativa na busca e preparação de talentos nestas áreas, contribuindo com a melhoria da formação no estado de Mato Grosso do Sul. Um dos grandes desafios deste programa é despertar nos alunos do ensino fundamental e médio, o interesse e a motivação pelo estudo da matemática, como base para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A programa pretende utilizar os recursos humanos e de infra-estrutura das unidades da UFMS para a realização de cursos de idiomas, de xadrez, de música e outros eventos e atividades que promovam o ensino da matemática, da computação, visando o desenvolvimento do raciocínio e outras habilidades e competências relacionadas.